Patrono

Patrono da Escola – Cel.Joaquim Ignácio Ribeiro  (1841-1927)

“Quando se trata de um homem público é justo que lembremos sua memória.” ( Edméa Carvalho )

 

O Cel.Joaquim Ignácio nasceu  em Cristina no dia 24 de Outubro de 1841. Filho de fazendeiros, em 1861 mudou-se para Santa Rita do Sapucaí, onde casou-se e constituiu família.

Casou-se com Joaquina Felicidade Carneiro de Abreu. Tornou-se um dos maiores políticos da época, sendo conhecido e respeitado pela seriedade dos seus atos. Foi o homem , que pleiteou ante os poderes constituídos na legendária Ouro Preto em 1887, a autonomia municipal de Santa Rita do Sapucaí , até então subordinada aos municípios vizinhos.

O mesmo ardor empregado na criação do município, fez com que, mais tarde conseguisse a elevação de Santa Rita do Sapucaí a Comarca.

Em 1910 não havia luz elétrica na cidade. Os lampiões de querosene eram acesos ao escurecer e apagados entre nove e dez horas da noite. Dois anos depois, em 1912, quando foi organizada uma Sociedade Anônima sob a  denominação de Cia.Força e Luz de Minas Sul ,   lá vamos encontrar o Cel. Joaquim Ignácio na relação dos primeiros presidentes .

Mesmo quando já em idade avançada, não havia iniciativa em prol do desenvolvimento e da beleza da cidade que não interessasse Joaquim Ignácio.